A taxa de incumprimento sobe para 11% na Bélgica. As empresas belgas estão cada vez mais preocupadas com o agravamento dos períodos médios de pagamento.
O Barómetro de Práticas de Pagamento 2024, elaborado pela Crédito y Caución, revela uma tendência significativa das empresas belgas para reduzirem a sua dívida bancária e recorrerem ao crédito comercial como fonte de financiamento de curto prazo, com 50% das empresas belgas a aumentaram a sua utilização para incrementar as vendas.
Neste cenário financeiro em mudança, as empresas belgas estão a reavaliar as suas políticas de crédito comercial para minimizar o impacto da morosidade e do incumprimento. Na Bélgica, 51% do crédito comercial que os fornecedores concedem aos seus clientes quando cobram pelos seus produtos e serviços é cobrado com atraso e 11% não é pago, mais sete pontos do que em 2023. O setor de maquinaria belga é o mais afetado pelo aumento do risco de crédito comercial.
O estudo revela, ainda, um quadro desigual em termos de períodos médios de cobrança. Estes estabilizaram para 55% das empresas belgas, enquanto os restantes 45% se repartem equitativamente entre empresas em que os períodos se estão a deteriorar ou, pelo contrário, a melhorar.
O Barómetro mostra uma preocupação crescente com o agravamento dos períodos médios de cobrança e com a escassez de mão de obra: 24% das empresas, o dobro de 2023, esperam uma deterioração no comportamento de pagamento dos seus clientes B2B nos próximos meses, enquanto 65% preveem uma deterioração do risco de insolvência a curto prazo.
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