De acordo com o mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento divulgado pela Crédito y Caución, 56% das faturas B2B em Taiwan estão em incumprimento, e 2% permanecem não pagas. As principais razões apontadas para estes atrasos são a complexidade dos procedimentos de pagamento e problemas de tesouraria.
O mercado empresarial de Taiwan enfrenta um cenário de crescente preocupação devido ao aumento dos atrasos nos pagamentos e ao risco de insolvências. Para 2025, metade das empresas taiwanesas antecipam um aumento nas insolvências, enquanto apenas 4% esperam melhorias.
Perante os incumprimentos, 43% das empresas recorrem ao atraso nos pagamentos a fornecedores e funcionários, e 60% utilizam fundos próprios para superar dificuldades de liquidez. Além disso, 80% das empresas consideram crucial mitigar flutuações nos prazos médios de cobrança para conter os níveis de incumprimento dos clientes.
Neste contexto, 69% das empresas em Taiwan estão a transitar de uma gestão interna do risco de crédito para uma abordagem mais estratégica, que envolve a utilização de seguros de crédito. Esta mudança destaca a importância de soluções eficazes na gestão de riscos financeiros.
Leia também: