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Empresas no Reino Unido reforçam estratégias contra riscos de crédito

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De acordo com o mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento da Crédito y Caución, 51% das transações comerciais no Reino Unido são pagas fora do prazo, um aumento face ao ano anterior.

 

Apesar de os níveis de faturas não pagas se manterem estáveis nos 7%, cresce a preocupação com a queda da procura e o aumento dos custos, fatores que estão a levar as empresas britânicas a adotarem diferentes estratégias de gestão de risco.

Abordagens distintas por setor

As estratégias adotadas pelas empresas variam consoante o setor de atividade. O setor agrícola é o que revela maior preocupação com a atual conjuntura económica. Para reduzir o risco de liquidez, tem apostado na externalização da gestão de crédito, com o objetivo de encurtar prazos de pagamento. Este setor é também o mais pessimista quanto à evolução das insolvências, que já afetam 10% das suas faturas.

Já o setor dos bens de consumo duradouros apresenta maior vulnerabilidade às tensões geopolíticas. Como resposta, muitas empresas têm vindo a alargar prazos de pagamento aos clientes e a adotar uma gestão de risco combinada, com medidas internas e apoio externo. Apesar disso, demonstram mais otimismo quanto à evolução dos não pagamentos, centrando as suas preocupações no aumento dos custos de produção.

O setor dos transportes, por sua vez, tem mantido um desempenho mais estável. As empresas recorrem sobretudo a provisões internas para mitigar os riscos de crédito. Ainda que não prevejam um agravamento das insolvências no curto prazo, destacam a lentidão dos inventários como um dos principais desafios à sua liquidez, agravado pela dependência significativa de financiamento externo.

Motivos dos atrasos e acesso ao crédito

Entre os principais motivos para os atrasos de pagamento identificados no estudo destacam-se os problemas de liquidez (34%) e os problemas de faturação (27%). O acesso ao financiamento continua equilibrado entre crédito bancário (58%) e crédito comercial (57%).

A instabilidade do comércio internacional contribui para uma crescente imprevisibilidade nas condições de pagamento, obrigando muitas empresas a tomarem decisões reativas. Atualmente, o crédito comercial já afeta 49% das vendas no mercado britânico, reforçando a necessidade de medidas robustas de proteção contra o incumprimento.

 

Leia também:

  • Como garantir uma gestão eficaz dos riscos comerciais com um seguro de crédito
  • Estratégias de gestão financeira para prevenir a insolvência da sua empresa
O primeiro semestre de 2024 trouxe dados reveladores sobre a atividade empresarial em Portugal. Analisar os indicadores de constituições, dissoluções e insolvências de empresas é crucial para entender o cenário económico atual. Esta análise sublinha a importância dos seguros de crédito na proteção financeira das empresas.

De acordo com o mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento da Crédito y Caución, 51% das transações comerciais no Reino Unido são pagas fora do prazo, um aumento face ao ano anterior.

 

Apesar de os níveis de faturas não pagas se manterem estáveis nos 7%, cresce a preocupação com a queda da procura e o aumento dos custos, fatores que estão a levar as empresas britânicas a adotarem diferentes estratégias de gestão de risco.

Abordagens distintas por setor

As estratégias adotadas pelas empresas variam consoante o setor de atividade. O setor agrícola é o que revela maior preocupação com a atual conjuntura económica. Para reduzir o risco de liquidez, tem apostado na externalização da gestão de crédito, com o objetivo de encurtar prazos de pagamento. Este setor é também o mais pessimista quanto à evolução das insolvências, que já afetam 10% das suas faturas.

Já o setor dos bens de consumo duradouros apresenta maior vulnerabilidade às tensões geopolíticas. Como resposta, muitas empresas têm vindo a alargar prazos de pagamento aos clientes e a adotar uma gestão de risco combinada, com medidas internas e apoio externo. Apesar disso, demonstram mais otimismo quanto à evolução dos não pagamentos, centrando as suas preocupações no aumento dos custos de produção.

O setor dos transportes, por sua vez, tem mantido um desempenho mais estável. As empresas recorrem sobretudo a provisões internas para mitigar os riscos de crédito. Ainda que não prevejam um agravamento das insolvências no curto prazo, destacam a lentidão dos inventários como um dos principais desafios à sua liquidez, agravado pela dependência significativa de financiamento externo.

Motivos dos atrasos e acesso ao crédito

Entre os principais motivos para os atrasos de pagamento identificados no estudo destacam-se os problemas de liquidez (34%) e os problemas de faturação (27%). O acesso ao financiamento continua equilibrado entre crédito bancário (58%) e crédito comercial (57%).

A instabilidade do comércio internacional contribui para uma crescente imprevisibilidade nas condições de pagamento, obrigando muitas empresas a tomarem decisões reativas. Atualmente, o crédito comercial já afeta 49% das vendas no mercado britânico, reforçando a necessidade de medidas robustas de proteção contra o incumprimento.

 

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